Atrativos

Caminhar pelas ruas e estradas de Rio Acima é respirar história. Suas construções marcam períodos do desenvolvimento da cidade e contam a história de um arraial, que tem como marco inicial a construção do Curralinho, no Alto do Mingu.

Fazem parte deste grande livro histórico, construções como a Fábrica de Cerâmica Morgan ainda em funcionamento, Associação dos Artesãos de Rio Acima, O Centro Social construído pela SAMSA, Fábrica de Ocre, Casarão dos Viana, Pontilhão, Câmara Municipal de Rio Acima, Casa de Saúde Pedro Gianette, Capela de Santa Luzia, a Igreja de Nossa Senhora das Dores e Santo Antônio, as Ruínas da Capela a Caixa D’água, Fazenda Anglogold e a Estação da Cultura (Estação Ferroviária de 1891).

Passeio de Maria Fumaça

Um passeio de Maria Fumaça encanta crianças, jovens e adultos. Esse encanto pelo passeio já começa no embarque ou desembarque na pequena estação que possui o mesmo estilo das estações mineiras edificadas no final do século XVIII e princípio do XIX., primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema.

O percurso de 7 km e feito em 55 minutos, entre Rio Acima e Honório Bicalho, oferece excelente passeio em carros de passageiros (vagões) equipados com TV, ar condicionado e paisagens ricas em fatos e marcos da Estrada Real.

PARTIDAS

Sábado, Domingo e Feriado: 10:00, 14:00, 15:30 e 17:00

A partir de 13 de Abril novos Horários: 10h, 13h, 14:30 e 16h.